in

Seguindo os passos de SP, Parada LGBT do Rio chama atenção para a identidade de gênero

Evento acontecerá na orla de Copacabana neste domingo e terá como lema "Eu sou minha identidade de gênero".

+É neste domingo! Ludmilla e Lexa vão se apresentar na Parada LGBT do Rio

Vale lembrar que em maio deste ano a Parada LGBT de São Paulo tomou as ruas com o tema " “Lei de Identidade de Gênero, Já! Todas as pessoas juntas contra a Transfobia!"

 
Lutar pela aprovação da Lei João Nery PL 5002/13 – Lei de Identidade de Gênero. Esse é o objetivo da 21ª Parada do Orgulho LGBT Rio, que acontecerá no próximo domingo, dia 11, na orla de Copacabana.

A partir das 9h, serão oferecidos serviços na ‘Ação, Orgulho e Cidadania’ e às 13h começa a concentração para a passeata mais colorida do país.

 
Milhares de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes – cidadãs e cidadãos de todo o Brasil se unirão em torno do lema “Eu sou minha identidade de gênero” e a orla de Copacabana vai se transformar no cenário para todos juntos pedirem a aprovação da lei. O projeto de lei pretende garantir que qualquer pessoa maior de 18 anos possa ser reconhecida e tratada pela sua identidade de gênero nos documentos de registro e possa realizar intervenções cirúrgicas transexualizadoras sem precisar de laudos psicológicos ou jurídicos.
 
A Parada do Orgulho LGBT Rio organizada há 21 anos pela ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT leva para as ruas pessoas que lutam por direitos iguais, que combatem a intolerância, o preconceito e o ódio, dando voz àqueles que por tantos anos viveram à margem da sociedade. A Prefeitura do Rio, por mais um ano, reafirma seu apoio financeiro à Parada do Orgulho LGBT de Copacabana, reconhecendo sua importância como ato público de um movimento de direitos humanos. “Em nosso país, há 9 anos, os índices de crimes de ódio contra LGBTs crescem e isso é um problema de toda nossa sociedade e não apenas de LGBTs ou seus filhos e parentes. Ninguém precisa ser LGBT para lutar contra a LGBTfobia. É um dever de todos nós cidadãos e cidadãs!” – afirma Carlos Tufvesson, Coordenador Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio.
 
A Parada também conta com o patrocínio inédito da Skol que virá com um trio elétrico com as cantoras Lexa, IZA e a DJ Giordanna Forte. “Fazer parte dessa grande festa, com toda a mistura, leveza e respeito acima de tudo, é a cara de Skol. O Rio de Janeiro, sem dúvidas, é um lugar especial para esse momento da marca. Além disso, é uma ótima oportunidade para já entrarmos no clima do verão. Queremos convidar as pessoas a saírem do quadrado e curtirem a estação mais ensolarada do ano respeitando as diferenças, livre de preconceitos.” afirmou Felipe Santini, gerente de marketing de Skol. A funkeira Ludmilla será uma das principais atrações da Parada e virá no primeiro carro cantando seus maiores sucessos.
 
Parada LGBT-Rio 2016 terá sete trios elétricos, alas reivindicatórias e tendas de serviços sociais e comunitários
 
E no domingo, quem chegar à orla cedo pode aproveitar os serviços da ‘Ação, Orgulho e Cidadania’ a partir das 9h até às 16h. “Há 12 anos a ‘Ação, Orgulho e Cidadania’ tem o objetivo de criar uma maior aproximação com a sociedade e a comunidade LGBT, promovendo serviços essenciais e informações úteis sobre direitos e saúde. Neste ano teremos distribuição de folhetos com dicas de saúde, de camisinhas masculinas e muito mais. Ao todo, serão distribuídos 400 mil preservativos” explica Marcelle Esteves, vice-presidente do Grupo Arco-Íris. A Parada também contará com três postos médicos, 10 ambulâncias, Conselho Tutelar, Órgãos de Segurança, 150 banheiros químicos e 200 seguranças particulares. A Comlurb estará na avenida com 220 garis garantindo a limpeza da orla. As 12ª e 13ª delegacias de polícia estarão com reforço em suas unidades.
 
A ONG inglesa Micro Rainbow estará na avenida divulgando o projeto em parceria com o Grupo Arco-Íris no Brasil, fazendo a captação de beneficiários para as ações de empregabilidade e empreendedorismo. Dentro do programa há o encaminhamento para cursos profissionalizantes e cadastro para o curso de Gestão de Negócios e Educação Financeira. A Fiocruz levará para a praia de Copacabana dois novos projetos focados na prevenção voltada para gays, travestis, mulheres transexuais e homens trans.
 
No primeiro carro, autoridades e ativistas que estão na luta por uma sociedade mais igualitária para todos. Neste ano, as Mães pela Diversidade virão no segundo trio, pelo reconhecimento da identidade de gênero junto com mulheres transexuais e homens trans, em harmonia por uma vida de respeito e amor. Pelo décimo ano consecutivo, a divina diva Jane Di Castro abrirá a Parada interpretando o Hino Nacional Brasileiro. Ela também cantará “Estrela de Madureira”, de Acyr Pimentel e Cardoso e uma versão de “I will survive” em espanhol. O busão da rádio FM O Dia, parceira da Parada há anos estará em Copacabana com ações promocionais distribuindo brindes e animando os presentes com muita música.
 
A tradicional bandeira do arco-íris, a maior da América Latina – com 124 metros, será estendida na avenida entre o terceiro e quarto trio, este que virá com as lésbicas mais animadas do estado. O quinto trio, trará os jovens que estão começando a vida lutando para terem seus direitos assegurados e reconhecidos. O trio da Skol vem com a DJ Giordanna Forte e as cantoras Lexa e IZA.

Diva Elza Soares fica entre os 10 melhores álbuns do ano em lista do The New York Times

De música pop a pornô gay, mapa revela o que cada país faz melhor