in

Personagem de Tuca Andrada no teatro retrata a realidade de muitos gays

Em cartaz no Teatro Renaissance, a peça escrita pelo americano Richard Alfieri "Seis Aulas de Dança em Seis Semanas" traz os personagens Lily (Sueli Franco) e Michael (Tuca Andrada), uma senhora de classe média com idade flutuante e um professor de dança que ministra aulas em domicílio.

Durante as seis semanas de aulas, eles vão se conhecendo e a cada dia acabam discutindo sobre diversos pontos presentes na vida de muita gente, principalmente a solidão. Esse sentimento serve de pontapé inicial para o debate sobre outros temas. Por mais que ambos sejam sozinhos, cada um encontrou um método de levar a vida à sua maneira – para Lily, as aulas são um remédio e tanto.

Michael é um gay comum e fácil de encontrar em qualquer roda de amigos. Sem afetações e bem resolvido, seus diálogos trazem gírias da cultura gay e expressões divertidas. Solteiro e descrente de relacionamentos, ele projeta sua vida no trabalho e encontra em Lily uma amiga e companheira com quem briga o tempo todo.

Apesar da temática central não ser gay, o personagem de Tuca é homossexual e cumpre um importante papel de discutir assuntos que permeiam o cotidiano, como o preconceito e todos os clichês recorrentes. Ao contar para Lily sobre a morte de um namorado, ela já imagina que ele tem HIV e sua pronta resposta é: "viado não morre só de Aids, ele morreu de câncer no pâncreas". Ao abrir o coração para sua aluna, o personagem de Tuca Andrada discute também a importância do companheirismo e do afeto ao outro.

Dialogando para uma plateia formada majoritariamente por casais heterossexuais com mais de 40 anos, a comédia vai além de entreter ao abordar a questão gay: é esclarecedora principalmente para pessoas que vivem distante de outros homossexuais e que por muitas vezes têm uma visão estereotipada dessa parcela da população.

Serviço:
Teatro Renaissance
Alameda Santos, 2233
Horário: sexta, às 21h30; sábado, às 21h; domingo, às 19h
Até 2 de outubro
Duração: 90 minutos
Preço (individual): sexta e domingo, R$ 70; sábado, R$ 80 
Classificação: 12 anos

O avanço do Estado Evangélico

Ney Matogrosso doa acervo de figurinos do “Secos & Molhados” para universidade