in ,

Artistas e amigos lamentam morte da cantora e escritora Vange Leonel

Vange Leonel morreu na tarde de segunda-feira (14), aos 51 anos, vítima de câncer no ovário. A cantora, escritora e ativista LGBT, que promoveu a boa música brasileira, embalou trilha de novela, e fez refletir cidadania em seus vários textos, deixou em suas obras o legado para admiradores e amigos.

Abalados com a notícia, muitos artistas, ativistas e fãs lamentaram a morte e escreveram uma mensagem em homenagem à cantora e em apoio à Cilmara Bedaque, casada com Vange há 28 anos.

+ Mulher de Vange Leonel escreve poema; leia

Laura Finocchiaro, por exemplo, declarou que "a artista foi linda, guerreira, à frente do seu tempo, moderna, corajosa e muito mais!" "Agora, ela se libertou, levando nosso amor. Força e paz. Love Forever". Marina Lima deixou a mensagem: "Nossa, soube agora da morte da Vange Leonel… Que coisa mais triste. Que ela descanse em paz".

A artista Ana Cañas lamentou: "Vange Leonel, querida máxima. Muita luz e amor e carinhos infinitos. Que receba de volta aquilo que tanto nos deu. Descanse em paz". A jornalista Monica Waldvogel declarou que Vange é uma "mulher de extraordinária coragem". E a cantora Karina Buhr também fez a sua homenagem: "Ídola que só conheci pelas palavras. Agressiva na maravilhosidade. É assim nossa passagem por terra firme e não cansa de assustar".

+ Em entrevista ao A CAPA, Vange diz que há muitos artistas no armário

Alguns políticos também se manifestaram. Marta Suplicy, ministra da Cultura, escreveu: "Enfrentou com arte e coragem o preconceito e a intolerância. Os movimentos feminista e LGBT perdem uma ativista de peso. Perdemos também uma artista". Jean Wyllys, deputado federal, afirmou que Vange "entendia que não existia arte não-política". "Ela usou suas letras para dar voz às mulheres num ambiente tão masculino como é o LGBT".

O escritor e pesquisador João Silvério Trevisan contou que a artista "ia contra a corrente". "Tinha coisas que feministas e lésbicas odiariam: gostava do masculino e isso é quase um palavrão dentro da militância. Estava longe de ser machista, era feminista à sua maneira". E o jornalista Vitor Ângelo frisou que a cantora e Ângela Ro Ro foram exceção à regra na MPB. "Falam que Daniela Mercury foi corajosa, mas Vange fez isso bem antes". 

O velório será realizado nesta terça-feira (15), a partir da 10h, no Cemitério Horto da Paz (Rua Horto da Paz, 191, Itapecerica da Serra – KM 290 da BR 116). E a cerimônia de cremação ocorre às 14h.


Vange abaixo e Laura Finocchiaro à direita


Como seria o homem perfeito para você?
Todo mundo tem um tipo de homem perfeito, algumas pessoas têm algo muito bem definido e específico e outras pessoas menos.

Achar o cara perfeito – ou quase perfeito – nem sempre é uma tarefa fácil quando estamos buscando no lugar errado. E isso deve estar acontecendo com você!

O cara perfeito incluí também o que ele deseja. Se apenas uma noite, um lance rápido, um namoro e até um casamento.

Talvez esteja difícil para você encontrar essa pessoa porque ainda não procurou no Disponivel.com. Com mais de 548.284 homens cadastrados tenho certeza absoluta que o “seu número” está lá te esperando. Clique aqui e comece agora mesmo.

What do you think?

Quente! Policial gato de São Francisco tira uniforme e exibe corpo sarado

Beijo? Clara e Marina terão noite de núpcias “Em Família”; saiba como será